FACISC realiza Seminário Internacional na Praia do Rosa

Evento reúne consultores do Programa Empreender esta semana

 

Um dos programas de maior sucesso no Brasil e no Exterior, como foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o Programa Empreender, nasceu em Santa Catarina e continua até hoje dando exemplos para o Brasil e para o mundo. Não é à toa, que Santa Catarina sediará novamente o 2º Encontro Internacional de Consultoria Grupal e 4º Seminário de Consultores do Empreender.

O evento que acontece, de 23 a 25 de julho, na Praia do Rosa em Imbituba, reunirá cerca de 150 consultores, responsáveis pela condução dos mais de 420 núcleos em todo o Estado e mais 800 no Brasil. Além deles, 20 consultores que atuam no exterior em países como Colômbia, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras também participam do evento, que é organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Facisc e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB.

 

 

A programação conta com palestrantes internacionais da Itália, Alemanha, Colômbia, Bolívia. Para falar sobre o funcionamento das redes empresariais de negócios, os palestrantes Jorge Arbelaez da Confecámaras da Colômbia e Luis Fernando Strauss da CAINCO da Bolívia.

 

Ainda compõem a programação um painel com cases internacionais com Alberto Zeni, coordenador Regional do Projeto Consolida na América Central e Francisco Pinto, consultor da Associação Comercial de Beira de Moçambique, e a palestra “Criando marcas coletivas “ Rosimar Morais, presidente Rede Superama do Paraná e Achille Bianchi da Technology Transfer and Local Development Agency (Itália).

 

Case Praia do Rosa

A escolha da Praia do Rosa para sediar o evento não foi por acaso. É neste local privilegiado pela natureza que vem um dos maiores exemplos do associativismo voluntário. Criado em 2009, o Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa é formado por empresas multissetoriais de hospedagem, alimentação e outras que desenvolvem atividades turísticas no bairro de Ibiraquera, mais precisamente na região da Praia do Rosa. Em 2010 participou do Projeto Empreender Competitivo no qual recebeu recursos financeiros da CACB – SEBRAE, tendo sido destaque entre os quarenta projetos desenvolvidos pela FACISC no estado de Santa Catarina. Os participantes farão uma visita guiada durante o evento, conduzida pelos próprios empresários nucleados.

Atualmente conta com a participação de vinte empresas associadas e tem como objetivo principal: A união de esforços da classe empresarial, para divulgação e fortalecimento da Praia do Rosa como destino sustentável e de qualidade, com incremento da baixa temporada, capacitação e geração de resultados positivos para as empresas nucleadas.

 

Entre os palestrantes nacionais o destaque vai para a palestra “Impacto dos núcleos setoriais nas entidades empresariais” com Carlos Alberto Dezan – Consultor Regional da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, para o Projeto Empreender/Competitivo na região Noroeste do Estado de SP, para a palestra “Impacto dos núcleos setoriais na gestão das empresas Ganhadores do Premio MPE Brasil” com os empresários Jean Pedroso da Efetiva Informática e Francis Post do Grupo Vision System, vencedoras da etapa nacional 2013 da premiação  e “Impacto dos núcleos setoriais no desenvolvimento local” com Marcos Toledo, Presidente da Associação de Socorro (SP).

A atuação internacional do SEBRAE é tema da palestra com Bruna Letícia Nascimento Rodrigues, analista da Unidade de Assessoria Internacional (Sebrae Nacional) e gerente de Projeto Sebrae-BID e Fernanda Maciel Mamar Aragão Carneiro, gerente adjunta da Unidade de Assessoria Internacional (Sebrae Nacional). E como são os núcleos setoriais no mundo é o tema da palestra de Carlos Rezende, coordenador Executivo CACB e Gabriele Oliveira da Área internacional CACB. Além disso, os Projetos Apoiados pela Comissão Europeia / BID também serão apresentados por representante da Comissão Europeia.

 

Programa Empreender

O Programa Empreender, nasceu em Santa Catarina em 1991 e continua sendo um dos carros chefes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Atualmente, participam quase 6 mil empresas catarinenses ligadas a 420 núcleos que abrangem 68 segmentos diferentes da economia. Este Programa nasceu em Santa Catarina e está em todo o Brasil e até no exterior, em países como Moçambique, Chile, Colômbia, México, El Salvador, Guatemala, Honduras, Timor Leste e África do Sul.

 

O Empreender é o associativismo na prática. É uma fórmula que estimula a competitividade das micro e pequenas empresas. Aquelas que fazem parte dos núcleos fazem a diferença no competitivo mercado global. Através dos núcleos as empresas têm acesso à informação, atuam lado a lado dos seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocam ideias, realizam compras em conjunto, enfim, promovem uma série de ações que comprovam a importância de atuar no meio associativista.

5 1 2 3 4

Compartilhe!